Esta eleição é para a escolha da composição do Plenário do Conselho Regional de Odontologia - CRO-DF (conselheiros efetivos e suplentes), para o exercício do mandato no período de 1º/1/2022 a 31/12/2023.
A votação será realizada a partir da 00h do dia 1º de outubro até as 23h59 do dia 2 de outubro de 2021, na modalidade on-line.
Os cirurgiões-dentistas com inscrição principal, efetuada até 60 (sessenta) dias antes do pleito, que estejam no gozo dos direitos profissionais e quites com a tesouraria, até a anuidade de 2021.

O voto é facultativo para os profissionais com inscrição remida.
Sim. O voto é obrigatório de acordo com o que prescreve o artigo 22 da Lei nº 4.324/1964. Quem não votar e não justificar a impossibilidade do exercício do voto estará sujeito ao pagamento de multa eleitoral, no valor correspondente a 1/3 da anuidade do exercício.

Obs.: O voto é facultativo para os profissionais com inscrição remida.
Não pode votar o cirurgião-dentista: com inscrição provisória; com inscrição secundária; com inscrição principal efetivada após 2 de agosto de 2021; e na condição exclusiva de militar*, isento da anuidade do exercício de 2021.

* Entenda-se militar aquele cirurgião-dentista que não exerça atividade profissional fora do âmbito das Forças Armadas e que tenha comprovado tal condição no CRO-DF, dentro do prazo legal, ou seja, até 31 de março de 2021. Os cirurgiões-dentistas militares que não entregaram a declaração comprobatória até a data mencionada estão obrigados a votar, sob pena de multa.
Para acessar a plataforma de votação, cada eleitor receberá uma senha provisória por e-mail e/ou SMS, que será encaminhada a partir do dia 22 de setembro e poderá ser recebida em até 24 (vinte e quatro) horas antes do início do pleito eleitoral.

A senha será enviada de acordo com os dados cadastrados no CRO-DF até 19 de setembro (e-mail e telefone celular).

Com o seu login (CRO) e sua senha recebida, o eleitor deverá alterar a senha provisória por uma definitiva de sua preferência, utilizando, no mínimo, 6 caracteres, validando assim, o acesso ao sistema no dia e horário informados para a votação.

O cirurgião-dentista poderá votar pelo celular, por meio do aplicativo “Eleições CROs 2021”, que estará disponível para download nas plataformas App Store e Google Play; ou via web por meio do link https://eleicaocros2021.elejaonline.com/, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior.

Confira o passo a passo de como votar no link a seguir: https://www.cro-df.org.br/documentos/ComoVotarnaEleicaoOnline.pdf
O sistema obrigatoriamente solicitará a alteração da senha provisória recebida por e-mail e/ou SMS para acesso à votação, sendo que a nova senha deverá conter, no mínimo, 6 caracteres. Acesse aqui para alterar sua senha: site da eleicao cro-df 2021 https://eleicaocrodf2021.elejaonline.com/
As senhas serão encaminhadas, por e-mail e/ou SMS, aos cirurgiões-dentistas aptos ao exercício do voto, conforme telefone celular e/ou e-mail cadastrados no banco de dados do CRO-DF, a partir do dia 22 de setembro, e poderão ser recebidas em até 24 (vinte e quatro) horas antes do início do pleito eleitoral.

Caso não receba a senha, até o prazo mencionado, tente recuperá-la por meio do menu “RECUPERAR SENHA” logo abaixo.

Acesse aqui para recuperar sua senha: site da eleicao cro-df 2021 https://eleicaocrodf2021.elejaonline.com/

Importante ressaltar que, se a senha não foi recebida, ou não está conseguindo recuperar, o cirurgião-dentista pode não atender aos requisitos de eleitor*, ou ainda não ter atualizado o cadastro (e-mail e telefone celular) até 19 de setembro, haja vista que a recuperação da senha está vinculada aos dados constantes no sistema do CRO-DF.

*Requisitos de eleitor para receber a senha de votação on-line: cirurgião-dentista com inscrição principal ou remida, efetuada até 60 (sessenta) dias antes do pleito; no gozo dos direitos profissionais; e quite com a tesouraria do CRO-DF, inclusive com a anuidade de 2021, até 30 dias antes da eleição.

Embora a votação nesta eleição seja on-line, qualquer cirurgião-dentista apto ao voto tem a opção de votar por correspondência.

Para mais informações, entre em contato com o CRO-DF por meio do telefone (61) 3035-1888.
Sim. Após o cirurgião-dentista realizar a sua escolha na votação, o sistema automaticamente irá direcionar para o comprovante de votação. O eleitor poderá fazer o download ou enviar o comprovante para o seu e-mail.

Nesta eleição não haverá votação presencial no CRO-DF, mas somente on-line ou por correspondência.

A sede do CRO-DF e a Delegacia de Taguatinga inclusive estarão fechadas, conforme dispõe o artigo 7° da Resolução CFO-232/2021, e será disponibilizado suporte telefônico para dirimir dúvidas no dia 1° de outubro, das 9h às 18h, e no dia 2 de outubro das 9h às 15h.

A anuidade pode ser paga a qualquer tempo, contudo, para que seja possível votar na modalidade on-line, o profissional deve estar em dia com o pagamento, inclusive da anuidade vigente, até 30 dias antes da data do pleito.

Os cirurgiões-dentistas que regularizarem a sua situação financeira entre os dias 1º e 30 de setembro somente poderão votar por correspondência, haja vista que o prazo para regularizar a situação financeira, para receber a senha de votação on-line, se encerrou no dia 31/08, conforme prevê a Resolução CFO-232/2021.
O profissional que não atualizou o cadastro até o dia 19 de setembro, e que está com os dados incorretos no sistema do CRO-DF (telefone celular e/ou e-mail) somente poderá votar por correspondência, devendo observar os requisitos do artigo 68 do Regimento Eleitoral, Resolução CFO-231/2020. Confira as instruções para votar por correspondência no site do CRO-DF www.cro-df.org.br.
Clique aqui e confira a composição da chapa que concorrerá ao pleito
O voto pode ser justificado somente por motivo de enfermidade, ausência do país, impedimento legal ou regulamentar, ou, ainda, de força maior, comprovado, plenamente, dentro de 8 (oito) dias, contados a partir da realização do pleito, ou seja, até o dia 10 de outubro de 2021.

Para justificar, o profissional também deverá estar em dia com a tesouraria do CRO-DF.
Clique aqui e veja como votar por correspondência